Digitalização no setor Médico

Digitalização no setor Médico

A digitalização no setor médico é muito importante para os tempos atuais. Assim como todos os ramos, é fundamental se manter atualizado com relação ao avanço da tecnologia, a fim de otimizar as relações profissionais.

Digitalização no setor Médico
Fonte/Reprodução: original

Com o grande uso da internet e o avanço da tecnologia que temos atualmente, é comum que os sistemas mudem e se automatizam através da conversão de funções que seriam exercidas de forma mais burocráticas e passem a ser digitais. Por isso, é importante saber como funciona a digitalização no setor médico, quais seus benefícios e diferenças.

O que é digitalização de prontuários?

Para entender mais sobre os benefícios é fundamental saber o que é a digitalização no setor médico.  A digitalização, de qualquer tipo, se trata de um processo em que um documento físico é transformado em documento digital, ao converter em formato de PDF, Word ou JPG, a título de exemplo.

Para digitalizar um prontuário, por exemplo, é possível fazer o processo através de um digitalizador de imagens, popularmente conhecido como scanner, ou até mesmo por fotografia com smartphone e converter a imagem através de aplicativos especiais para digitalização. 

Quais são os benefícios empresariais e sociais da

digitalização dos registros médicos?

Para que sirva de incentivo, veja a seguir algumas das vantagens que a digitalização no setor médico pode levar para uma empresa. 

Liberação de espaço

Assim que os documentos físicos são criados, precisam ser armazenados em algum espaço físico, por meio de pastas ou caixas, por exemplo. Para que isso ocorra, é preciso que espaços sejam ocupados em salas e gaveteiros de arquivos, por exemplo. 

Com o uso da digitalização no setor médico é possível liberar mais espaço em sedes físicas, a permitir com que estes espaços possam ser mais utilizados, seja para atender ou para outros fins. 

Acesso rápido

Com documentos físicos, o acesso a suas informações é mais difícil, onde só é possível vê-los quando estamos no mesmo ambiente que os documentos. Contudo, com a digitalização no setor médico, é possível que os interessados tenham acesso aos documentos digitalizados em qualquer lugar que esteja, basta portar apenas um smartphone ou computador com acesso a internet. 

Aumento da organização

Como dito anteriormente, os documentos de papel ocupam muito espaço, além de aumentar a possibilidade de desorganização, caso o volume seja grande. Com a digitalização no setor médico, é possível se organizar de forma que os documentos fiquem separados em pastas, o que torna mais eficiente o fluxo de busca e facilita o processo de localização muito mais rápido.

Economia de tempo

A digitalização de documentos auxilia de forma demasiada na economia de tempo, isso porque existe a possibilidade de poupar tempo na organização e na busca para o acesso, e garante a localização mais rápida. 

Segurança

Não pense que, por conta de ser documentos online, qualquer pessoa pode ter acesso. A digitalização no setor médico é eficiente também quando o assunto é a segurança. Isso porque apenas pessoas credenciadas podem ter acesso ao documento, de acordo com pastas secretas que utilizam logins e senhas pré-estabelecidas.

Preservação

Muitos documentos de papel podem amarelar ao longo do tempo ou ser apagados pela diminuição da vida da tinta utilizada, por exemplo. Entretanto, com a digitalização no setor médico esta deixa de ser uma realidade, isso porque os documentos digitais não sofrem a ação do tempo, permanecem intactos para serem utilizados posteriormente. 

Preservação ambiental

A  digitalização no setor médico é de grande importância, pois as pilhas de papéis que são retiradas da natureza e que voltarão para lá em forma de lixo, podem ser substituídas por um sistema de armazenamento virtual, o que ajuda bastante a preservar o meio ambiente.

O que é paciente digitalizado?

O paciente digitalizado se trata daquele que busca um atendimento médico ou algum tipo de assistência em saúde e que precisa fazer um cadastro. Assim, os documentos preenchidos serão digitalizados, o que promove acesso facilitado a todos os dados desse paciente de forma online.

Como a digitalização no setor médico pode beneficiar?

Os benefícios para a digitalização são claros e podem ser vistos por todos. Além daqueles que já citamos no tópico anterior, podemos incluir:

  • Velocidade na organização
  • Pouca equipe para o processo
  • Armazenamento rápido
  • Acesso rápido
  • Segurança
  • barateamento de custos

Entretanto, é necessário lembrarmos que os benefícios não acontecem somente para os profissionais. Para os pacientes os benefícios podem ser destacados e podemos encontrar:

  • velocidade para localização do documento
  • armazenamento de dados por mais tempo
  • histórico médico
  • segurança de dados.

Observe que as vantagens são excelentes para os profissionais e para os pacientes, que prova ser de grande valor inserir este novo tipo de armazenamento no seu negócio.

Qual é a diferença entre escanear e digitalizar?

É comum que as pessoas confundam os significados e até achem que escanear e digitalizar é a mesma coisa, mas são coisas diferentes e é preciso que saibamos a diferença entre elas.

Digitalização no setor Médico (2)
Fonte/Reprodução: original

Primeiramente, escanear se trata da conversão do papel em uma fotografia ou cópia e armazenar em um ambiente virtual, pode ser em um HD externo, memória do computador, de um celular ou de um smartphone. Já digitalizar é a transformação de um documento em códigos e em seguida em documentos eletrônicos.

É normal que haja confusão, pois os termos se parecem, mas quando olhamos para o lado técnico, é possível encontrar a diferença veja de forma mais detalhada a seguir. 

Cópia 

O escaneamento, de uma forma muito simples, produz uma foto do documento em questão, já a digitalização gera uma cópia digital.

Facilidade de rastreio

Com a digitalização torna-se mais fácil o rastreio, pelo fato de que as informações se transformam em códigos que garantem o fornecimento de resultados. 

Indexação

Esta é a última fase do processo, ao seguir este método, os documentos que foram digitalizados são enviados para um software que deixará disponível as informações apenas para pessoas com acesso autorizado, deste modo a fortalecer a segurança de acesso aos dados.

Conversão

Com a digitalização os dados são convertidos de forma mais simples, pois servirão para a localização de dados de um paciente, por exemplo. No escaneamento o documento passa a ficar armazenado, mas a sua configuração é feita de forma manual. 

Distribuição

Com a digitalização no setor médico, é possível que você consiga ter acesso a documentos em qualquer lugar a qualquer hora, sem que seja necessário maior investimento para isso, facilita assim aos responsáveis pelo atendimento e ao paciente. 

É  importante saber a diferença entre escanear e digitalizar?

Sim! É muito importante saber diferenciar este processo, não só para a parte de digitalização no setor médico, mas para qualquer coisa na sua vida. 

Por exemplo, a principal diferença será a de recursos investidos, pois para escanear você poderá fazer através de uma impressora ou de um aplicativo de smartphone que consiga escanear e transformar o documento de papel em um documento digital no formato JPG ou PDF.

Para que possa digitalizar, as recomendações são mais específicas, isso porque é um processo que você pode fazer através de softwares e qualquer pessoa da sua equipe também pode colaborar. 

A digitalização traz a vantagem de que, por exemplo, a produtividade passa a ser maior e os trabalhos operacionais menores, além da possibilidade de contratação de uma equipe que seja especializada na área, a fim de deixar a rotina mais fluida e os pedidos dos pacientes serem atendidos de forma mais rápida. Conte com a Diginotas e torne sua clínica mais eficiente, além de ter acesso aos prontuários de seus pacientes onde estiver.

Contato pelo WhatsApp